CEP é Código de Endereçamento Postal, possui estrutura de 5 (cinco) dígitos, foi criado pelos Correios em 05/71. A divulgação ocorreu com a publicação do Guia Postal Brasileiro, Edição 1971.
Sendo que em 05/92, sua estrutura foi alterada para 8 (oito) dígitos e oficializada ao público em geral, com a publicação do Guia Postal Brasileiro, Edição 1992.
O CEP está classificado por uma região, ou uma rua ou parte dela. Também pode ser num bairro específico, ou até mesmo o prédio do destinatário da correspondência. Para facilitar a criação dos CEPs os Correios dividiu o Brasil em 10 regiões postais.
Definição do CEP
O Código de Endereçamento Postal é um conjunto numérico constituído de oito algarismos. Tem o objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios.
Finalidade
A finalidade do CEP é deixar mais racional os métodos de classificação da correspondência por meio da simplificação das fases dos processos de triagem, encaminhamento e distribuição. Permitindo o tratamento mecanizado com a utilização de equipamentos eletrônicos de triagem.